17PTGIVDMLM317PTGIVDMLM3
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Literatura Moçambicana |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo: A crise por que passa a educação no geral, e o ensino de língua portuguesa em particular, é um fato conhecido por todos. Segundo os autores (Periri, 2000; Bagno, 2007; Faraco, 2006; Brito, 1997; e outros), são alguns dos que tomam como importante o estudo sobre o ensino da língua portuguesa e da gramática. Esta pesquisa, tem como objectivo, verificar qual é a percepção dos alunos em relação as aulas de português, bem como ver o que seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas aulas em particular. O estudo tem como questões as seguintes: As aulas de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinónimo de ensino de gramática? e Os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Para tal, participaram da pesquisa quatro (4) turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas, de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes. Também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. Usamos testes de elicitação, os quais contendo 10 perguntas para serem respondidas pelos participantes, onde queríamos nos auxiliar a verificar a percepção acerca de língua portuguesa. Dos testes de elicitação submetidos, obtemos como resultado; a cerca das descrições como " a gramática, a escrita certa das palavras" e " o estudo das palavras, como são compostas e como são pronunciadas correctamente", apareceram nas respostas de 11 dentre 17 alunos da mesma turma, e quanto a questão sobre a importância das aulas de língua portuguesa para os alunos, dos 81 participantes, apenas 16 forneceram uma resposta afirmativa. Como conclusão, observamos que a aula de português já não é sinónimo de aula de gramática e no entanto não podemos responsabilizar os professores por não colocarem em prática muito do que dizem, entretanto, a colaboração entre a academia e a escola é indispensável.
Palavras – chaveː Ensino de português, Ensino de gramática, percepções
Download text
|