17PTGIVESEP6917PTGIVESEP69
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Ensino de Português |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Pesquisas feitas revelam uma clara evidência de problema no que concerne o ensino da língua portuguesa e da gramática no seio académico (Posseti, 1996; Brito 1997; Faraco, 2006; Antunes,2007; Bagno,2007). O português é uma língua complexa daí que os professores chegam a confundir o seu ensino com o ensino da gramática. O presente estudo tem como objectivo o esclarecimento da diferença entre o ensino de português e ensino da gramática e verificar em que medida existe coerência entre os discursos dos professores e a práctica na sala de aulas. O estudo baseiou-se em um questionário que contém 10 perguntas respondidas por escrito pelos participantes de diferentes escolas públicas de Porto Alegre num total de 73 alunos de 7a e 8a classes tendo sido mantido os seus nomes no anonimato. Os resultados mostram que apesar da complexidade da língua e do seu ensino os alunos reconhecem a importância da disciplina da língua portuguesa estes resultados os alunos deixam explícito que a aula da língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática.
Palavras-chave: ensino da gramática, ensino do português, aplicabilidade do português, ensino no Brasil.
Download text
|