Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVEZLM82

17PTGIVEZLM82

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLiteratura Moçambicana
DisciplinaPortuguês IV
School year2017
Collection
PaísMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo: A presente pesquisa tem como objectivo conhecer e analizar o nível de percepção de alunos e professores em relação a aula de português. O ensino de língua portuguesa é um facto conhecido, segundo pesquisas realizadas por Luiz Amaral, Noris Duarte et al 2004) professores de português têm se ocupado com a crítica ao ensino tradicional marcado pelo artificialismo e pela descontextualização e que as aulas de português não devem se central no ensino da gramática. Participaram nesta pesquisa quatro turmas da língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre totalizando 73 alunos. Os dados foram recolhidos através de questionário, respondido pelos alunos participantes contendo dez perguntas e o questionário elaborado para professores envolveu perguntas que buscavam aferir se eles tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística. Os resultados mostram que os alunos nas aulas de português não podem se limitar a exercícios que envolvem as regras da gramática normativa; e que os mesmos não gostam das aulas de português mas mesmo assim acham-na importante.

Palavras-chave: Percepção dos alunos e professores, ensino da gramática, leitura, sinónimo de ensino


Download text