17PTGIVFFL8117PTGIVFFL81
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Linguística |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Abstract: O presente artigo, tem como objectivo verificar qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as suas aulas em particular. Uma vez que a crise por que passa a educação no geral , e o ensino da língua portuguesa em particular, é um facto conhecido por todos. Neste contexto, surge a seguinte questão: A aula de português, após quase três década de pesquisa em linguística, ainda é sinônimo de ensino da gramática? Os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Para responder a estas perguntas, participaram da pesquisa quatro turma da língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes. Também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário com 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. As conclusões apontaram que a aula de português já não é sinônimo de aula de gramática, mas também, infelizmente, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela.
Palavras-chave: Aula de português, percepções de alunos e professores, sala de aula.
Download text
|