17PTGIVJFTRAD5017PTGIVJFTRAD50
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Tradução |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo
O artigo em estudo visa abordar certas perspectivas sobre percepção de alunos e professores no que tange as aulas de português. Relativamente à pergunta de pesquisa apresenta duas, sendo a primeira: “A aula de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinônimo de ensino de gramática? E a segunda: “Os resultados da pesquisa são percebidos pelos alunos?” Para tal participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª séries, nesse contexto a metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Não foram apresentadas alternativas para não restringir nem direcionar respostas. Enfim, os resultados mostraram que a aula de português já não é sinônimo de aula de gramática, mas também, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela. E mostrou também que as aulas de português não se podem limitar em exercícios sobre gramática normativa, portanto deve haver literatura especializada e meios para tal, pois não é por falta de interesse que os alunos não leêm.
Download text
|