17PTGIVMCEP5717PTGIVMCEP57
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Ensino de Português |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Abstract
O estudo que se apresenta neste artigo basea-se em evidências que ilustram que o ensino da língua portuguesa tem sido um grande desafio tanto para os professores quanto para os alunos a nível nacional e internacional, dada a sua complexidade. Esta pesquisa pretende saber em que medida as referências propostas por (Bagno, e Brito at al) sobre o ensino de língua chegam à sala de aula. A pesquisa partiu da seguinte questão: Em que medida existe coerência entre o discurso dos professores e a prática de sala de aula? Os dados para análise foram respostas aos questionários feitos a 73 alunos de quatro turmas de diferentes escolas públicas e a quatro professores destas turmas no contexto de sala de aula. Usou-se a análise de conteúdo como uma categoria de análise. Os resultados ilustram que, a ideia da aula de língua portuguesa já não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática e que não há coincidência entre o discurso de alunos e professores em relação a leitura, portanto, a aula de português já não é sinónimo de aula de gramática nem espaço de aprendizagem e reflexão sobre a língua.
Download text
|