17PTGIVSLL1217PTGIVSLL12
Género de texto | Resumo/Abstract |
Contexto | Clausura |
Disciplina | Português IV |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Abtract
O presente estudo têm como objectivo discutir a dificuldade que os alunos e professores da disciplina de português enfrentam no acto de ensino e aprendizagem, a pesquisa foi feita no brasil a quatro turmas de diferentes escolas públicas do porto alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes, também foram ouvidos professores dessas mesmas turmas. A metodologia usada envolveu a aplicação de questionário, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Optamos por não apresentar alternativas para não restringirmos nem redicionarmos suas respostas, isso para que eles pudessem expressar-se da forma como desejassem, quando já recolhidos os dados, buscamos em primeiro lugar, ler todas as respostas dos alunos de cada professor para que tivéssemos uma ideia geral do conteúdo em grupo, em seguida reunimos as respostas idênticas para ter uma visão quantitativa das respostas dos participantes. A partir da análise das respostas dos alunos de professores como participantes da pesquisa e identificada uma distância entre o dizer e o fazer. Os professores afirmam que a gramatica deve ser ensinada através de textos, que conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos, o que encontramos entretanto no que eles afirmam são aulas com exposição de nomenclatura e classificação de frases, ou aulas com discussões sem objectivos claros. Nossa pesquisa demostra que é necessário muito mais do que o reconhecimentos da ineficiência de aulas de português centrada na gramatica normativa, talvez seja necessário em cursos de graduação e em discussões envolvendo em actividades, fazer uma maior aproximação da linguística a pratica efectiva da sala de aula.
Download text
|