Devido a transformações no jornalismo, é necessário adequar práticas da educação superior, através da utilização de elementos facilitadores da integração dos futuros jornalistas num percurso profissional.
Nesta tese explora-se este tema analisando formas de abordar a integração de novas tecnologias no ensino, de forma a utilizar técnicas de aprendizagem inovadoras.
Utilizou-se um método de investigação-ação em ciclos de experiências utilizando as ferramentas: Moodle, com a qual houve uma amplificação do contexto de aprendizagem estando os alunos livres de constrangimentos da sala de aula; Dolphin, concluindo, com base em relatos dos alunos, que havia vantagens na utilização da Internet para exposição de trabalhos jornalísticos; uma combinação entre um blogue e um grupo aberto na rede social Facebook, onde se verificou uma maior exposição externa sem detrimento das interações sociais.
Os resultados das experiências vieram apoiar a presente tese, comprovando que houve melhorias na aprendizagem dos alunos com recurso a novas tecnologias.