Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTASEI1006b

1617CTASEI1006b

Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaComunicação Técnica
ÁreaCiências

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Nos últimos tempos, a educação superior para o jornalismo tem atravessado problemas de sustentabilidade, função e direcionamento sociais, encontrando-se cada vez mais precária e fragilizada.

Esta tese, baseada no pensamento de autores como Dewey, Freire e McLuhan e em elaborações teóricas sobre atividade humana enquanto fenómeno social e cultural, apresenta uma abordagem ao problema de como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras, baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias.

Seguiu-se uma abordagem metodológica de investigação-ação em três ciclos, alicerçados entre si de forma sequencial: primeiro na plataforma Moodle, de seguida na plataforma Dolphin e, por último, uma combinação entre um blogue de tipo portefólio coletivo e um grupo aberto no Facebook.

Os resultados observados nestes ciclos de investigação-ação comprovaram a eficácia das novas tecnologias na promoção da competência prática em jornalismo e da consciencialização pessoal sobre um percurso até à profissão.


Download text