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1718LCTMJC75b

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Género de textoEnsaio
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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A comunicação determina a nossa realidade: A comunicação como fator essencial na autopromoção da Universidade de Coimbra.

Abstract

A comunicação é um processo fundamental na vida dos seres humanos e também em animais. O ser humano está em constante comunicação, cada uma com sua especificidade própria. A comunicação no meio organizacional tem grande importância porque além de facilitar os objetivos pretendidos, auxilia na evolução de uma empresa. Uma empresa é realmente efetiva quando utiliza de todos os recursos comunicativos, seja para a relação interior, seja para a relação exterior. No caso da Universidade de Coimbra, podemos observar o quão presente é a utilização dos recursos evolutivos disponibilizados pela comunicação. Através do site da Universidade de Coimbra, é possível manter uma perfeita relação Universidade ? População Exterior, isso resulta em uma autopromoção da Universidade e também no crescimento da mesma.

KEY WORDS: Comunicação, evolução, autopromoção, organizações, universidade de Coimbra.

1. Introdução

A comunicação, é um processo fundamental na sociedade e nas suas relações. O ser humano está em constante comunicação - seja essa verbal ou não-verbal - mesmo sem a intenção de comunicar algo, acabam por fazer. Como afirmou o autor Marshall McLuhan ?A realidade existe quando é comunicada?, ou seja, a realidade do ser humano é determinada pela comunicação. A Universidade de Coimbra é uma organização dependente da comunicação. A partir desse fator, o objetivo é analisar e explicar como a Universidade utiliza dos recursos comunicativos para a autopromoção numa relação Universidade-População. A escolha do tema entra em um contexto para tentar perceber melhor como a comunicação pode influenciar positivamente o crescimento de uma empresa, utilizando a Universidade de Coimbra como exemplo principal. O estudo será realizado principalmente através da reflexão do site da organização e consulta a bibliografias referenciadas para que seja possível compreender como a comunicação facilita os processos de evolução de uma empresa.

2. Comunicação nas Organizações

De acordo com o autor Manuel João Vaz Freixo ?O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações? (Teorias e Modelos de Comunicação, 2012), isto é, porque todas as atividades realizadas são planeadas, coordenadas, dirigidas e controladas.

A comunicação é o processo básico das organizações, como citado pelo autor Manuel Freixo em seu livro Teorias e Modelos da Comunicação, ?A comunicação nas organizações serve de suporte às metas de produtividade da organização e às metas pessoais dos membros?, ou seja, pode-se afirmar a importância da comunicação no meio organizacional. Para que exista uma real produtividade e uma evolução da organização, o ponto principal a ser avaliado é a cooperação entre os funcionários e isso é feito através da comunicação.

A comunicação é indispensável se analisar-mos-á do ponto de vista do funcionamento para a organização e da sua eficiência. A Escola Clássica da Administração (Henri Fayol) destaca o modo como as linhas de comunicação são e devem ser planeadas para aumentar a eficiência da produção. Pode-se perceber facilmente através dos exemplos concretos citados acima a relevância que existe para as organizações. A mesma condiciona a eficácia da organização.

 2.1. Avanços das Tecnologias no Meio

Com o avançar das tecnologias e das comunicações, é possível afirmar que os estudos referentes a comunicação no âmbito das organizações, passaram a reconhecer e tornar-se mais frequentes no meio universitário. Exemplo desse fato é que simultaneamente com os avanços tecnológicos surgiram departamentos universitários de administração de empresas e comunicação, refletindo o interesse nos cursos ministrados (Teorias e Modelos da comunicação, 2012). Com o mundo cada vez mais virtual, as relações tornam-se virtuais também, apesar de muitos enxergarem como algo negativo, para uma empresa pode ser muito positivo. Isto é, com a comunicação virtual, as pessoas não precisam estar ao mesmo tempo e espaço para se comunicarem, isso é positivo porque permite que as pessoas exerçam suas funções com eficiência e ainda comunique com os demais o que for preciso. É um fator interessante analisar também com o meio exterior, atualmente com todo o avanço da tecnologia, não é necessário por exemplo estar presencialmente em uma Universidade para se matricular

2. Comunicação de Massas

Quando se fala em comunicação de massas, fala-se em dirigir simultaneamente uma mensagem a um grande número de destinatários. Classificados como meios de comunicação de massas temos: a televisão, rádio, imprensa, cartaz, cinema e também os sites.

Do ponto de vista jornalístico, uma das funções dos meios de comunicação de massas é proporcionar informação útil. Os média ao oferecer uma informação a população, devem também oferecer explicações e interpretações de noticias para facilitar o entendimento dos membros da comunidade a compreender o significado da informação ? por isso é importante a redundância. É através da comunicação de massas que se torna possível realizar a autopromoção de diversas empresas, incluindo a Universidade de Coimbra.

3. Universidade de Coimbra

Observando o caso da Universidade de Coimbra, podemos perceber que a comunicação não é utilizada para informações e contatos interiores como funcionários e estudantes, mas também para proporcionar informações uteis a população exterior. A comunicação determina de fato a realidade universitária, sem a mesma, não seria possível existir qualquer instituição/organização de estudo.

É de extrema necessidade que a Universidade tenha conhecimento a respeito do meio em que comunica para entender as necessidades e expectativas que o próprio meio comunica. É também fundamental que as organizações divulguem a existência dos serviços que tem para oferecer, pois apenas dessa forma será possível atingir o objetivo de divulgação/autopromoção existente.

A Universidade de Coimbra se enquadra como uma organização, sendo considerada uma empresa, porque a mesma possui fins lucrativos além das demais características referentes à uma organização.

3.1. Universidade de Coimbra e a Relação com a População Exterior

A relação da Universidade com a população é uma relação no âmbito exterior e utiliza da comunicação unilateral (H. Leavitt), ou seja, que possui sentido único. Nesse tipo de comunicação, corre-se o risco do recetor não perceber a mensagem em sua totalidade. A partir disso, entra a função da redundância, que muitas vezes pode ser um problema para a comunicação, mas é de grande importância para o melhor entendimento da mensagem, pois se a mensagem não é recebida com clareza, existe a possibilidade de verificar a mesma até que seja entendida, principalmente em um meio no qual a comunicação é unilateral. Nesse caso é importante que o emissor, tenha a certeza que a mensagem está sendo transmitida de forma clara, pois não existe um feedback para confirmação.

4. Site da Universidade de Coimbra e as Notícias UC

No caso da Universidade de Coimbra, podemos perceber melhor isso através da forma como se organiza o ?Noticias UC? ? secção no site oficial da UC ? as noticias que estão ali presentes devem ser colocadas de forma simples e de fácil compreensão para que não exista dificuldades de entendimento para o publico alvo. Para além de noticias diretamente relacionadas ao Universo Académico, encontra-se também noticias a respeito de Cultura e Desporto, Ensino, Investigação, Mérito e Património e Turismo. Dessa forma, os responsáveis pela área conseguem atingir o maior publico possível, de acordo com a área que interessa cada individuo que utiliza os recursos online da Universidade.

Para além do site como meio de autopromoção, a Universidade de Coimbra conta com a utilização de diversas redes sociais para divulgar sua funcionalidade e também utiliza de recursos presenciais, através de representantes.

5. Conclusão

Em conclusão, o trabalho procura analisar de que forma é feita a divulgação e promoção da Universidade de Coimbra, pela própria Universidade. Quais são os recursos utilizados e o porquê da utilização para que seja possível perceber com clareza a relação entre a comunicação no meio empresarial com a área de estudo de Jornalismo e Comunicação.


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