O Scanner 3D é um dispositivo que permite a digitalização de objetos tridimensionais. Geralmente, é dotado de um design ergonómico, pesa menos de um quilograma e possui uma precisão que pode ir [...] até 0,1 milímetros.
Este dispositivo é capaz de renderizar texturas com uma resolução mínima de 50 DPI e uma resolução máxima de 250 DPI. São ainda coloridas recorrendo a uma palete de cores digitais de [...] vinte e quatro bits por cor.
As peças possíveis de serem digitalizadas podem ter tamanhos, materiais e cores diferentes. No entanto, existe um intervalo recomendado no que ao tamanho diz respeito, a saber: entre 0,05 e [...] 3,0 metros.
Esta tecnologia é compatível com uma panóplia de softwares, [...] eis alguns: Autodesk (Mudbox, 3ds, Max, Maya, Softimage, Inventor), PTC (Pro/ENGINEER), Siemens, (NX e Solid Edge), entre outros.
Muitos são os setores onde se pode aplicar tal recurso, nomeadamente: [...] preservação do património, arte e arquitetura, educação e pesquisa, computação gráfica e efeitos visuais, jogos sérios e realidade virtual e digitalização do corpo humano.
Comparando-o com outras soluções tecnológicas, o Scanner 3D é único devido à rapidez de digitalização, intuitividade (é só apontar para o alvo escolhido e disparar) e [...] facilidade de configuração (não tem configuração rígida).
A- As [...] digitalizações resultantes são detalhadas e podem assumir diversos formatos de saída enumerados a seguir: .dae, .fbx, .ma, .obj, .ply, .stl, .txt, .wrl, .x3d, .x3dz e .zpr.