Apesar de Benjamin Lee Whorf ter um importante papel na discussão da relação entre cognição [...] e linguagem, este não foi o primeiro a retratar este tema. Humboldt (séc. XIX) e Herder (séc. XVII) foram os primeiros a retrata-lo.
Benjamin Lee Whorf [...] é um defensor [...] do determinismo linguístico ([...] língua influencia a mente e o pensamento). Benjamin Whorf parte do princípio de que “se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de [...] compreender esse conceito”. Ou seja, se uma língua não tiver um conceito [...] associado a uma cor, então os falantes dessa língua não saberão que cor é, nem se é diferente de outra ou não.
Guy Deutscher (2010) diz que Whorf está errado e que comete erros, sendo o principal [...] mais importante o seu pensamento determinista que “os falantes não serão capazes de compreender esse conceito”. Há cerca de 50 anos atrás, Roman disse que, (se) [...] a língua influencia-se o pensamento seria não pelo o que nos obriga a pensar, mas sim pelo o que habitualmente nos faz pensar. Este autor dá-nos o exemplo [...] dos géneros. Por exemplo, em inglês [...] seria possível dizer uma ação sem identificar o sexo do acompanhante (fui jantar com um vizinho), contudo, noutras línguas, como o Alemão seria necessário identificar (“Nachbar” ou “Nachbarin”). Por outro lado, seria sempre necessário mencionar o tempo verbal do evento, ao passo que noutras línguas, caso do mandarim, não [...] seria necessário (visto que não há tempos verbais, como no português, para distinguir presente, passado e futuro). No entanto, isto não significa que os Chineses não sabem a [...] diferença entre o ontem, o hoje e o amanhã, pois se tal fosse verdade não seria possível, ou seria muito complicado a evolução do mundo chinês.
Outro exemplo dado para refutar a teoria determinista é o das referências espaciais. Uma tribo aborígena australiana, não retrata da mesma maneira o espaço, não utiliza as palavras “direita”, “esquerda”, “cima” e [...] “baixo” para se localizarem mas sim os pontos cardeais “este”, “oeste”, “norte” e “sul”. Contudo, tal não significa que não [...] sabem os conceitos, apenas os retratam da mesma maneira.
Guy Deutscher é, por sinal, defensor do relativismo linguístico (línguas diferentes tem sistemas diferentes, contudo isso não significa que molda [...] totalmente o nosso pensamento, contraíndo a nossa mente e pensamento).
Durante muitos anos, a nossa língua materna foi vista como “Prison [...] house2, contudo não há evidências para afirmar-mos tal coisa. [...] Somos falantes de uma determinada língua; essa língua é parte integrante de um património cultural. Então, isso significa que [...] isso influencia o que pensamos? Não. Citando Ludwig Wittgenstein, o sentido de uma palavra é o seu contexto de uso, em que os falantes de uma língua de uma língua serão capazes de traduzir através de uma explicação. Sendo assim, os portugueses têm uma palavra que não existe em outra língua no mundo “desenrascanço”. Contudo, os americanos, apesar de não a terem no seu dicionário sabem que trata-se da competência/habilidade (?) [...] que os portugueses têm em resolver as situações em cima do acontecimento. [...]
Pensamos fundamentalmente da mesma forma, apesar da descrepância de conceitos.
*1 Pacientes afásicos revelam, portanto, dificuldades ou impossibilidades em compreender mensagens verbais, bem como produzi-las, ler e/ou escrever e [...] lidar com dinheiro.