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1617LCIMJC440a

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Género de textoResposta de desenvolvimento
ContextoClausura
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Tal como demonstrado por Hakansson e Westander existem [...] diversas opiniões sobre o que significa comunicar pelo que nos deparamos com mais que um modelo.

A primeira sugestão apresentada refere-se ao modelo linear de Shannon e Weaver. Modelo este que afirma a existencia de uma fonte de informação que produz a mensagem. O emissor transforma (para linguagem verbal) e transmite a mensagem através de um canal pelo qual o recetor recebe a mensagem, podendo transmitir ou não o feedback.

Esta transmissão pode sair prejudicada devido ao ruído que pode alterar o sentido da mensagem (falhas de ligação na chamada telefónica). Por tal motivo ficamos condicionados a decifrar a mensagem pondo em prática a nossa capacidade de preencher espaços em branco, falhas criadas pelo ruido.

Este modelo analisa a quantidade de informação que é possivel transmitir (sistema binário-bit-linguagem dos computadores) e os efeitos do ruido na transmição da mensagem. Foca-se mais no ato de comunicar que na mensagem sendo, portanto, esse o principal objeto de estudo na Teoria Matemática de Shannon e Weaver.

O outro modelo exposto por Hakansson e Westander trata-se do modelo semiótico. As principais diferenças entre este modelo e o modelo linear são o facto de neste a mensagem se tratar de uma produção e não de um produto.

A comunicação é continua e não linear, o emissor transforma-se no recetor e vice-versa.

Enquanto no modelo linear o emissor transmite uma ideia e recebe um feedback, no modelo semiótico existe uma troca de ideias.

As mensagens estão sujeitas a interpretações diferentes pois cada individuo tem uma maneira de pensar distinta. O sentido é uma criação conjunta em permanente alteração.

[...]

Segundo o modelo linear, quanto mais vezes uma informação for repetida mais redundante se torna e menos pertinente. o modelo semiótico tem em conta que quanto mais informação for partilhada melhor será a compreensão geral da mensagem. (Fiske 1993; Santos 2011)

Sendo a comunicação um processo complexo enquadrado num determinado contexto, dependendo desse contexto o significado pode variar.

Cada cultura possui as suas regras de boa educação o que faz logo com que em simples [...] cumprimento tipico ocidental possa ser visto como uma agressão numa sociedade oriental. (continua)

Embora certas emoções possuam uma representação não verbal universal (alegria, repulsa, raiva, medo, surpresa e tristeza), outras estão culturalmente inseridas pelo que a nossa comunicação não verbal ou paraverbal pode ter outro significado noutro ponto do globo.

Acredito que quanto ao tema do contexto seja necessária uma investigação/pesquisa prévia para, ao entrar em contacto com outra cultura não haja um choque. Enquanto que, por exemplo, em Portugal passar por um conhecido e dizer simplesmente olá é aceitável, talvez noutra cultura não o seja.

Foi comentado que tal como nós temos de nos informar em relação a determinada cultura também estes têm de se informar relativamente à nossa. Acredito que tal deva acontecer em situações formais [...] (mesmo sendo nós os visitantes), em situações informais como uma viagem de férias o povo não possui [...] um aviso prévio que iremos chegar e por tal somos nós a ter de agir de acordo com os costumes deles. Tal não é tão visivel em paises do sul como França ou Brasil pois se tratam de culturas mais abertas e com a chegada de alguém proveniente de uma cultura diferente os seus costumes e hábitos são aceites.

Relativamente aos modelos de comunicação, creio que é necessário uma fusão entre os dois pois, dando o modelo linear mais importância à transmissão da mensagem e o modelo semiótico à mensagem propriamente dita, estes dois modelos acabam por se complementar.

A criação de um modelo 100% correto parece algo, de certa forma, improvável pois sendo a comunicação tão complexa e abrangente (desde o tipo de comunicação, ao contexto e aos intervininetes) existiriam sempre variantes e excepções que não conseguiriam estar explicitas no modelo.

Em suma a comunicação cria e interliga sociedades e culturas, é necessário ter em conta a forma como comunicamos e a forma como o recetor da nossa mensagem reage e responde.


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