A comunicação é a interação entre diferentes individios no seio de um grupo, tanto no dia-a-dia como na internet, isto é, é uma forma de socialização e de construção de comunidades. A comunicação pode, por um lado, partilhar traços ou características com a comunicação dos outros seres vivos, como o sentido do olfato, da visão, do tato, ect, como também pode ter traços específicos como o uso de meios tecnológicos, a linguagem verbal, ect. É assim, multifacetada e os meios e o conteúdo são um todo.
No entanto, em relação à comunicação nos animais, esta já é mais limitada e específica, visto que são muitas vezes programados para produzir determinados sinais de comunicação [...] de modo a garantirem a sua sobrevivência, como a deteção de perigo. Muitos animais, no entanto, levam uma vida solitária, sem comunicação como é o caso do tigre e outros acabam mesmo por variar a sua comunicação consoante as estações, como por exemplo a morsa que se reúne em grandes grupos no verão e em pequenos grupos no inverno (Communication in Humans and other animals)
[...]
A comunicação significa “partilha” e foi, como refere na citação, posta em dois modelos.
O primeiro modelo linear de transmissão defendia a comunicação como transmissão em que existe, assim, um emissor que transmite uma determinada mensagem ao recetor que a recebe e faz um feedback sobre ela, [...] no entanto muitas das vezes existem falhas ou problemas durante esta mesma transmissão. É assim um modelo [...] percessual matemático, de uma mensagem monolítica e de uma lei denominada de lei de redundância versus pertinência, em que quanto mais informação for repetida mais redundante se vai tornar e menos pertinência vai ter para o recetor.
Deste modo, como alternativa ao modelo linear de transmissão, surge [...] o modelo semiótico que defende que a comunicação humana é um processo simbólico, contínuo, de interpretação do mundo e de partilha desses conhecimentos com os outros, através de mensagens verbais, não verbais e paraverbais, [...] tal como refere a citação em que “os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem e um entendimento mútuo”. Neste modelo, o emissor e o recetor são elementos ativos na comunicação, a mensagem não é um produto, mas sim uma produção e a compreensão de informação [...] aumento consoante a sua compreensão, ou seja, quanto mais informação existir mais fácil será para a compreendermos.
A comunicação é um processo complexo inserido num contexto particular. Esta pode ser, assim, verbal quando a comunicação é produzida através da linguagem humana, como por exemplo, uma professora que diga “Amanhã temos frequência” está a comunicar aos seus alunos verbalmente uma determinada informação, pode também ser não verbal, quando é uma comunicação apenas expressa por gestos, atos, [...] movimentos, ect, como por exemplo, um abraço e pode, ainda ser paraverbal quando junta os dois, como os sinalizadores. Em relação aos participantes pode ser uma comunicação interpessoal, por exemplo, entre duas pessoas que partilham histórias comuns ou não comuns e que permitem, assim, com que exista uma certa proximidade (tanto física como virtual) e uma construção de comunidades, pode também ser uma comunicação em grupo, muitas vezes restrito, por exemplo, entre um grupo de amigos durante o intervalo de uma aula a discutir a matéria que sai para o teste, pode também ser uma comunicação pública, como por exemplo, numa apresentação de um livro em que o escritor enaltece o tema e o conteúdo da sua obra às pessoas, pode ser de massas, como por exemplo, Marshall Mcluhan e pode ser ainda uma comunicação organizacional, por exemplo, numa reunião de empresa.
Para concluir, é importante referir que quando há comunicação há simultaneamente partilha de [...] interações , quer sejam relacionadas, com música, futebol, entre outros e ao mesmo tempo um conhecimento crescente acerca da cultura de diferentes comunidades.