Resumo: O artigo em apreciação aborda sobre as perceções que os alunos e os professores tem, no ensino da língua portuguesa centralizado na gramática da língua portuguesa. Depois da contextualização do assunto, o autor apresenta a pergunta de pesquisa: Qual é a perceção dos alunos em relação as aulas de português, assim como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre suas, em particular. O trabalho apresenta o uso do métodos qualitativo, quantitativo e observação, realizado dentro da salas de aulas. Quatro turmas de diversas escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos, de 7ª e 8ª classes foram submetidos a provas ou exercícios com quatro professores também asserem avaliados. Todos os requisitos metódicos da pesquisa foram aplicada tais como manter os nomes dos entrevistados em anonimato. Houve analse e resultados de dados que apontam que aula de português já não é só sinónimo de aula da gramática, mas, também, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela. Como conclusão o autor sugere que as aulas de português não podem se limitar a exercícios a exercícios envolvendo as regras da gramática normativa apenas.
Palavras-chaves: Centralização do ensino da gramática, crítica em relação ao ensino, puramente gramatical.