17PTGIVCMEP6717PTGIVCMEP67
| Text genre | Resumo/Abstract |
| Student |
| PLM/PLNM | PLNM |
| Gender | M |
| Task |
| Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
| Task ID | 17ABSMZ01 |
| Task setting | Clausura |
| Course |
| University | Universidade Eduardo Mondlane |
| Area | Ciências Sociais e Humanas |
| Course | Ensino de Português |
| Subject | Português IV |
| School year | 2017 |
| Collection |
| Country | Moçambique |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo
O presente estudo enquadra-se no conjunto dos vários já realizados ocupando-se em apontar os problemas de um ensino de língua portuguesa focado no trabalho com a gramatica normativa. (Possenti, 1996 ; Faraco, 2006; Antunes, 20007; Bagno, 2007; só para citar alguns). O mesmo visa verificar qual é a perceção dos alunos em relação às aulas de português e ver o que os professores pensam sobre o ensino de em geral e sobre as suas aulas em particular, de modo a respondermos as seguintes questões: A aula de português apôs quase três décadas de pesquisas em linguística ainda é sinônimo de ensino de gramatica? E os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Participaram do estudo quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de porto alegre totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes e foram ouvidos quatro professores dessas turmas. Os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários contendo dez perguntas. Os resultados mostram que apôs quatro décadas de estudos linguísticos, a ideia de aula de língua portuguesa já não é sinonimo de ensino exclusivo da gramática. Os professores afirmam que a gramática deve ser ensinada apartir de textos, que conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos. Por sua vez os alunos não observam a possível aplicabilidade do que aprendem na escola à sua vida. Os resultados demostram ainda que a aula de português já não é sinonimo de aula de gramática, mas também, infelizmente, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela.
Download text
|