17PTGIVDOEP6617PTGIVDOEP66
| Text genre | Resumo/Abstract |
| Student |
| PLM/PLNM | PLM |
| Gender | F |
| Task |
| Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
| Task ID | 17ABSMZ01 |
| Task setting | Clausura |
| Course |
| University | Universidade de Coimbra |
| Area | Ciências Sociais e Humanas |
| Course | Ensino de Português |
| Subject | Português IV |
| School year | 2017 |
| Collection |
| Country | Moçambique |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
ABSTRACT: Este estudo situa-se no contexto do ensino da gramática nas aulas de Português após 3 décadas de pesquisas em linguística. O seu objectivo é verificar a percepção que os alunos tem em relação às aulas de Português bem como o que seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e em particular partindo das seguintes perguntas: A aula de Português, após quase 3 décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinonimo de ensino da gramática? Quais resultados das pesquisas em linguísticas são percebidos pelos alunos? Metodologicamente, participam desta pesquisa 73 alunos da 7a e 8a classe e seus respectivos professores. Os principais instrumentos de recolha de dados foram o questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito em contexto de sala de aulas e a observação directa. Os resultados apontam que um pouco do que se pesquisa na área da linguística chega de forma fragmentada aos professores, apontam ainda para a existência de grande distanciamento daquilo que é a teoria e a prática, os alunos, apesar de não gostarem da aula de Português reconhecem que os valores que a língua portuguesa possui. Esses atestam também que quem não sabe português e ignorante, em relação a leitura o discurso de alunos e professores divergem sendo que os professores não tem dado espaço para que os alunos se desenvolvam ou interajam com o professor. Espera-se com este estudo contribuir para implementar em cursos de graduação e em discussões os professore em actitude e fazer uma aproximação da linguística à prática efectiva da sala de aula.
Download text
|