17PTGIVEZLM8217PTGIVEZLM82
Text genre | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Task setting | Clausura |
Course |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
Course | Literatura Moçambicana |
Subject | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
Country | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo: A presente pesquisa tem como objectivo conhecer e analizar o nível de percepção de alunos e professores em relação a aula de português. O ensino de língua portuguesa é um facto conhecido, segundo pesquisas já realizadas por Luiz Amaral, Noris Duarte et al 2004) professores de português têm se ocupado com a crítica ao ensino tradicional marcado pelo artificialismo e pela descontextualização e que as aulas de português não devem se central no ensino da gramática. Participaram nesta pesquisa quatro turmas da língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre totalizando 73 alunos. Os dados foram recolhidos através de questionário, respondido pelos alunos participantes contendo dez perguntas e o questionário elaborado para professores envolveu perguntas que buscavam aferir se eles tiveram acesso às ideias e noções produzidas pela pesquisa linguística. Os resultados mostram que os alunos nas aulas de português não podem se limitar a exercícios que envolvem as regras da gramática normativa; e que os mesmos não gostam das aulas de português mas mesmo assim acham-na importante.
Palavras-chave: Percepção dos alunos e professores, ensino da gramática, leitura, sinónimo de ensino
Download text
|