17PTGIVMMLM11517PTGIVMMLM115
Text genre | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Task setting | Clausura |
Course |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
Course | Literatura Moçambicana |
Subject | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
Country | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Resumo
O presente estudo fala da crise que passa a educação no geral, e o ensino de língua portuguesa em particular. A escola é um lugar onde os valores sociais atribuidas a cada variante linguística podem ser discutidas, é na sala de aula que a atenção do aluno deve ser chamada para o facto de que a opção por uma outra forma sempre tem o preço, em função do estigma que pesa sobre determinados usos da língua. Luiz Amaral e Nóris Duarte (2007) discutem a dificuldade encontrada pelos alunos dos cursos de letras acerca do uso e do conhecimento da gramática nas escolas e criticam o ensino da gramática tradicional. Esse estudo tem como objectivo verificar que qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as aulas em particular. No entanto, resolvemos revisitar o tema sob outras perspectivas, desta vez ouvindo o que alunos e os seus professores que estão há mais tempo em sala de aula têm a dizer, pois participaram deste estudo quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7 classe e 8 classes e também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. Como resultados, temos um ensino ainda centrado no certo e errado, com alunos insatisfeitos com as aulas de português, apresentando um desempenho insuficiente nas habilidades que deveriam ser de facto desenvolvidas na aula de português : ler e compreender, bem como escrever textos.
Palavras - chave:
Escola, Alunos, Ensino de português, Ensino da gramática tradicional, Professores da língua portuguesa.
Download text
|