17PTGIVTRADJM38

17PTGIVTRADJM38

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo

O presente estudo tem como objectivo analisar o acesso às pesquisas linguísticas pelas escolas e se os alunos e professores realmente percebem estas pesquisas. No âmbito do estudo da gramática foram realizadas várias pesquisas, mas as escolas parecem não ter acesso à tais estudos realizados. Para o efeito, participaram desta pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes, incluindo os respectivos professores. Os participantes forma submetidos um questionário contendo 10 perguntas, tais questionários foram entregues aos participantes durante um espaço de aula reservado pelos professores, para que não influenciassimos as respostas dos participantes, o questionário não apresentava alternativas. A quando da análise de dados, descobriu-se que os alunos tem enormes dificuldades na pecepção da gramática e da linguística, e os professores pouco fazem para mudar esta situação, restrigindo-se aos mesmos métodos de ensino, no caso de mudança de estratégia de ensino, os professores recorrem à debates de temas impertinentes, sem preparação adequada e sem fundamentos. Concluiu-se com este estudo que um pouco do que se pesquisa na academia chega aos professores embora fragmentado. O presente estudo também a necessidade de criação de novas estratégias e ferramentas de ensino para serem implementadas nas escolas, para que o ensino da gramática e do português melhore.

Palavras-chave: Ensino da gramática, ensino do Português


Download text