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Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
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Etiquetas:
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Abstract: O presente artigo, tem como objectivo verificar qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e sobre as suas aulas em particular. Uma vez que a crise por que passa a educação no geral , e o ensino da língua portuguesa em particular, é um facto conhecido por todos. Neste contexto, surge a seguinte questão: A aula de português, após quase três década de pesquisa em linguística, ainda é sinônimo de ensino da gramática? Os resultados da pesquisa linguística são percebidos pelos alunos? Para responder a estas perguntas, participaram da pesquisa quatro turma da língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes. Também foram ouvidos os professores dessas quatro turmas. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário com 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. As conclusões apontaram que a aula de português já não é sinônimo de aula de gramática, mas também, infelizmente, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela.
Palavras-chave: Aula de português, percepções de alunos e professores, sala de aula.
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