17PTGIVGAEP62

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Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

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O presente artigo aborda a problemática da educação em geral, e o ensino da língua portuguesa em particular. O estudo baseou-se em várias investigações de muitos autores que se têm ocupado de apontar os problemas de ensino de língua portuguesa segundo a norma padrão (PE). O seu objectivo é saber em que medida as reflexões propostas sobre o ensino da língua chegam à sala de aulas e, em particular, são percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas. A metodologia usada na investigação foi a participação directa em quatro turmas de línguas portuguesa de diferentes escolas públicas Porto Alegre, com um conjunto de 73 alunos de 7a e 8ª classe, e ouvidos os professores dessas turmas. Foi também entregue aos participantes um questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito e, mantidos os seus nomes em anonimato, depois foram recolhidos os dados e analisados. Os resultados da investigação mostram que uma oposição de ideias entre os professores e os alunos, enquanto eles dizem ser de suma importância ler para aprender o português, os alunos afirmam que os livros que leram não foram indicados pela escola e, não observam a possível aplicabilidade do que aprendem na escola à sua vida. Os resultados apontam também que seja necessário os professores fazerem uma aproximação da linguística à prática efectiva na sala de aulas.

Palavras- chave: Aula de português; sua importância nas escolas; sua aplicabilidade na sala de aulas.


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