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Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
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Resumo
O artigo em estudo visa abordar certas perspectivas sobre percepção de alunos e professores no que tange as aulas de português. Relativamente à pergunta de pesquisa apresenta duas, sendo a primeira: “A aula de português, após quase três décadas de pesquisas em linguística, ainda é sinônimo de ensino de gramática? E a segunda: “Os resultados da pesquisa são percebidos pelos alunos?” Para tal participaram da pesquisa quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos de 7ª e 8ª séries, nesse contexto a metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Não foram apresentadas alternativas para não restringir nem direcionar respostas. Enfim, os resultados mostraram que a aula de português já não é sinônimo de aula de gramática, mas também, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela. E mostrou também que as aulas de português não se podem limitar em exercícios sobre gramática normativa, portanto deve haver literatura especializada e meios para tal, pois não é por falta de interesse que os alunos não leêm.
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