17PTGIVLOLM36

17PTGIVLOLM36

Text genreResumo/Abstract
Task settingClausura
SubjectPortuguês IV
AreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Aula de Português: Percepções de alunos e professores

Resumo: O presente trabalho trás uma abordagem minuciosa no que diz respeito a percepção dos alunos e professores em relação às aulas de português. Nos últimos tempos tem se notado a crise da educação do Brasil no geral, mas em particular no ensino da língua portuguesa, com isto é preciso entender até que ponto este problema constitue um empecilho para quem deseja estudar a língua portuguesa na sua essência. O artigo tem como objectivo principal aferir a percepção dos alunos em relação às aulas de português, bem como o que os professores pensam sobre o ensino de português em geral. A pesquisa baseou-se em dois tipos de questionário feitos para os alunos como também os professores em contexto de sala de aula, foram selecionadas quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas de Porto Alegre, que frequentava a e classes, num total de 73 alunos, e os professors dessas turmas. Os participantes envolvidos na pesquisa foram informados sobre o objectivo da mesma e mantidos em anonimato. Na análise de dados é possível perceber que existe uma divergência entre o que os professores dizem ser importante e o que efectivamente fazem na sala de aula. Os professores tentam passar o pouco do que se tem pesquisado na academia porém apresentam noções confusas na concepção que eles tem sobre o termo gramática ou de norma culta, quanto aos alunos , eles acham importante aprende a língua mas não sabem dizer para que poderia servir. É necessário criar discussões que permitam reflectir a forma como se ensina a língua portuguesa nas escolas.

Palavra-chave: Ensino de língua portuguesa, percepção dos estudantes, percepção dos professores, aula de português e leitura.


Download text