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Text genre | Resumo/Abstract |
Task setting | Clausura |
Subject | Português IV |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
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O ensino da língua portuguesa tem sido uma grande problema na sala de aula. O presente artigo vem contribuir para melhor reflexão em torno do ensino da língua supracitada. O artigo procura trazer crítica a gramática tradicional, visto que o ensino de português não se restringe apenas na gramática normativa (norma padrão). Entretanto, para desenvolvimento da pesquisa procurou-se responder à seguinte: qual é a percepção dos alunos e professores em relação às aulas de português. Os dados foram recolhidos a partir de um texto de diagnóstico, que teve como metodologia a aplicação de um questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas pelo grupo alvo, desta feita, alunos e professores. Onde trabalhamos com um total de 73 alunos, da 7ª e 8ª classe provenientes de diversas escolas públicas de Porto Alegre. A presente pesquisa tem como objectivo de consciencializar sobre a importância de aceitar e respeitar novas entradas na língua portuguesa. Portanto, é importante perceber, que a língua é um produto social e apresenta dinamismo. E para tal é necessário que se comece a reflectir em torno do uso da gramática tradicional no contexto actual e se trazer novas abordagens que não sucete preconceitos no processo de ensino e aprendizagem, de forma particular lucidar a questão do “português correcto” e se introduzir a pedagogia da variação linguística nas escolas para melhorar a qualidade para se atingir resultados desejados respeitando o contexto cultural.
Palavras-chave: gramatica tradicional, variação linguística, cultura, norma.
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