Tendo morado várias vezes no estrangeiro, tenho tido muitas oportunidades de conhecer pessoas de culturas diferentes. Tenho aprendido, que a mentalidade e caracter de outra pessoa são de muito mais importância do que partilhar a nacionalidade ou a língua maternal comum.
Aqui a mínha amiga a mais próxima é francesa. Mesmo que eu já morasse na França quase um ano, as vezes eu fico surprendida de que eu tenho muito mais em comum com ela, e que me sinto muito mais natural falar com ela, do que é com os finlandeses que eu encontrei aqui. Claro, ajuda a nossa comunicação que eu falo bem frances, mas ainda há situações onde eu não consigo exprimir-me como queria. Contudo, nós sempre encontramos maneiras para atravessarmos estas dificuldades linguísticas. Os vantagens divertidos destas situações são que a minha amiga está a ver a sua própria língua da nova perspectiva, e que nos conseguimos a aproveitar os erros linguísticas, fazendo piadas e jogos com palavras.
É óbvio que há coisas que não podemos partilhar – são diferenças culturais como música e tradições nacionais. Acho que a minha cultura vai sempre ficar mais distante e estranha para ela, porque ela nunca vai aprender a minha língua e por isso as pequenas características da minha mentalidade finlandesa. Apesar disso, eu sinto-me próxima com a cultura dela, e o que é mais importante, a maior parte do tempo nós simplesmente esquecemos que no fundo temos línguas e culturas maternas diferentes.