Como o meu país pertence a zona nórdica, temos uma clima mais fria tanto como uma cultura mais fria.
Por causa de, ou se quiser graças à, clima, temos tambem uma cultura culinária diferente da muitas outras àreas. Berlusconi já insultou o nosso gosto por batata, mas com licença, que podemos fazer com só a batata que cresce nos campos ou os cogumelos da floresta?
Aproveitamos! Tambem o pão escuro, que o qual quando era criança a minha mãe quase tinha que forcar eu comer; noto, que acabei por sentir falta dele aqui.
Sim, o frio, pessoas tinham que aprender sobreviver, e agora temos a sauna! Que seria melhor do que, depois de um dia duro fazer um fogo no “fogão” comfortavelmente durante o inverno.
No verão quando faz menos frio e tem mais luz, aproveitamos as noites do sol. Especialmente a festa do São João, que na Finlândia é pouca religiosa, celebramos o sol da meia noite. As famílias juntam-se com amigos, fazem grandes fogos para queimarem todas as coisas velhas e más do inverno. Esta é uma noite mística quando solteiras fazem magias para que encontrassem o seu amor e destino. Mesmo que somos um povo frio somos românticos, e acho que ás às solteiras nem quiserem encontrar os seus homens dos sonhos, porque isso significaria a obrigação de deixar o se um tipo de saudade; a saudade para o amor eterno e perfeito.
Sauna e saudade, espera Finlândia porque já venho!