Esta tese apresenta uma análise para alterar a forma de ensino superior de jornalismo, profissão que atravessa alguma precaridade e fragelidade, através de experiências de aprendizagem inovadoras baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias. Foi seguida uma abordagem metodológica de investigação-acção, dividida em três ciclos, baseada em aspectos cumulativos e diferenciados.
Nas experiências preliminares na plantaforma Moodle aplicou-se uma estrategia pedagogica baseada em publicações, analisada entre pares e através de temática. No segundo ciclo, usando o Dolphin, concluiram-se melhorias na aproximação da experiência às expectativas de um futuro profissional e as vantagens da Internet para uma promoção pessoal. Verificou-se ainda falhas devido há ausência de atrativos de publicações. Por fim, através de uma maior exposição externa do Facebook, acabou-se por não haver nuitas alterações em relacção ao ciclo anterior.
Conclui-se que os resultados observados nestes três ciclos de investigação-ação contribuem para o argumento central demonstrado nesta tese.