Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVESEP69

17PTGIVESEP69

Género de textoResumo/Abstract
ContextoClausura
DisciplinaPortuguês IV
ÁreaCiências Sociais e Humanas

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Pesquisas feitas revelam uma clara evidência de problema no que concerne o ensino da língua portuguesa e da gramática no seio académico (Posseti, 1996; Brito 1997; Faraco, 2006; Antunes,2007; Bagno,2007). O português é uma língua complexa daí que os professores chegam a confundir o seu ensino com o ensino da gramática. O presente estudo tem como objectivo o esclarecimento da diferença entre o ensino de português e ensino da gramática e verificar em que medida existe coerência entre os discursos dos professores e a práctica na sala de aulas. O estudo baseiou-se em um questionário que contém 10 perguntas respondidas por escrito pelos participantes de diferentes escolas públicas de Porto Alegre num total de 73 alunos de 7a e 8a classes tendo sido mantido os seus nomes no anonimato. Os resultados mostram que apesar da complexidade da língua e do seu ensino os alunos reconhecem a importância da disciplina da língua portuguesa estes resultados os alunos deixam explícito que a aula da língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática.

Palavras-chave: ensino da gramática, ensino do português, aplicabilidade do português, ensino no Brasil.


Download text