Creación de Empresas
Título : Creación de Empresas – Tipología de empresas y viabilidad estratégica
Creación de empresas – Viabilidad estratégica en la práctica
Autor : José Antonio Jiménez Quintero (Coord.);Editora: Ediciones Pirámide;
ISBN: 978-84-368-2659-3 e 978-84-368-2660-9
Professor Doutor Paulo Águas
“Creación de empresas”, editado em 2012 pelas Ediciones Pirámide, é uma obra
coordenada por José Antonio Jiménez Quitero, catedrático de Gestão Estratégica
e Políticas Empresariais na Universidade de Málaga, que, como o título sugere,
procura fornecer, de modo detalhado, os instrumentos necessários para a
constituição, bem sucedida, de uma empresa.
O livro é constituído por dois volumes. O primeiro volume, de 473 páginas, com
o subtítulo “Tipología de empresas y viabilidad estratégica”, está organizado
em treze capítulos, agrupados em três partes, privilegiando uma abordagem
conceptual.
A primeira parte, constituída apenas por um capítulo, da responsabilidade do
coordenador da obra, assume-se como uma introdução ao tema da criação de
empresas, numa ótica estratégica, tratando de questões centrais como o
empreendedorismo, a escolha da estratégia, a ideia de negócio, o plano de
marketing e, por fim, a viabilidade económico-financeira.
A segunda e terceira partes do livro versam, respetivamente, sobre a tipologia
(capítulos 2 a 10) e a viabilidade das empresas (capítulos 11 a 16). Empresas
de base tecnológica, empresas financeiras, empresas turísticas, empresas
públicas, empresas de economia social constituem os principais objetos, alvo de
caraterização e análise, da segunda parte. No seu conjunto, trata-se de uma
opção setorial diversificada, não exaustiva, que revela uma preocupação por
realidades não genéricas, o que torna os conteúdos mais apelativos. Em cada
caso é proporcionado ao leitor conhecimento sobre as características dos vários
negócios em análise.
O primeiro volume, termina com uma análise funcional das organizações,
nomeadamente produção, marketing, finanças e recursos humanos. Integra ainda a
terceira parte um capítulo dedicado às estratégias de internacionalização e um
outro sobre as competências que deverão estar presentes num empreendedor.
O segundo volume, de 299 páginas, com o subtítulo “Viabilidad estratégica en la
práctica”, é mais diverso do que primeiro, sendo marcado pela apresentação de
exercícios para aplicação e consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo
da obra.
O primeiro capítulo, ainda com uma abordagem conceptual e instrumental, trata
da problemática dos estudos de mercado, essenciais para um correto diagnóstico
e identificação de oportunidades. Segue-se um capítulo de ilustração onde os
autores apresentam as várias etapas para a criação de uma empresa, desde a
previsão de vendas até à análise da rendibilidade económico e financeira. A
anteceder os exercícios, surge um capítulo sobre empresas em crise, o qual é
enquadrado pela legislação espanhola sobre a recuperação de empresas.
Retratando uma realidade específica, que não a portuguesa, deve ser encarado
com uma excelente fonte de informação para um exercício de benchmarking.
Por fim, são propostos ao leitor/estudante quatro exercícos de aplicação, dando
à obra um carácter de manual prático. O primeiro exercício é constituído por 87
questões de ensaio para consolidação de conhecimentos sobre o processo de
planeamento de um nova empresa. No segundo exercício o leitor/estudante é
desafiado a lançar uma ideia de negócio e a seguir as diferentes etapas do
processo, desde a previsão de vendas até à demonstração de resultados
previsional. Segue-se uma proposta de execução de análise interna de uma
empresa, tendo em vista a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos.
Por último, é lançado o desafio para elaboração de um plano estratégico para
uma entidade pública ou para uma organização sem fins lucrativos ou para o
evento.
O livro é acompanhado de um CD-ROM com textos complementares, questões de
autoavaliação sobre os dezasseis capítulos do primeiro volume e os três
capítulos iniciais do segundo volume e ficheiros excel para apoio à análise da
situação e ao estudo da viabilidade económica e financeira.
Pelo exposto, considera-se que se trata de uma obra suscetível de ser adotada
como manual escolar, sendo também útil para todos os que possam estar
interessados em desenvolver ideias de negócio.
Campus da Penha
8005-139 Faro - Portugal
tms-journal@ualg.pt