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EuPTHUAp2182-84582012000100019

EuPTHUAp2182-84582012000100019

National varietyEu
Country of publicationPT
SchoolHumanities
Great areaApplied Social Sciences
ISSN2182-8458
Year2012
Issue0001
Article number00019

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Creación de Empresas

Título : Creación de Empresas Tipología de empresas y viabilidad estratégica Creación de empresas Viabilidad estratégica en la práctica Autor : José Antonio Jiménez Quintero (Coord.);Editora: Ediciones Pirámide; ISBN: 978-84-368-2659-3 e 978-84-368-2660-9

Professor Doutor Paulo Águas

Creación de empresas, editado em 2012 pelas Ediciones Pirámide, é uma obra coordenada por José Antonio Jiménez Quitero, catedrático de Gestão Estratégica e Políticas Empresariais na Universidade de Málaga, que, como o título sugere, procura fornecer, de modo detalhado, os instrumentos necessários para a constituição, bem sucedida, de uma empresa.

O livro é constituído por dois volumes. O primeiro volume, de 473 páginas, com o subtítulo Tipología de empresas y viabilidad estratégica, está organizado em treze capítulos, agrupados em três partes, privilegiando uma abordagem conceptual.

A primeira parte, constituída apenas por um capítulo, da responsabilidade do coordenador da obra, assume-se como uma introdução ao tema da criação de empresas, numa ótica estratégica, tratando de questões centrais como o empreendedorismo, a escolha da estratégia, a ideia de negócio, o plano de marketing e, por fim, a viabilidade económico-financeira.

A segunda e terceira partes do livro versam, respetivamente, sobre a tipologia (capítulos 2 a 10) e a viabilidade das empresas (capítulos 11 a 16). Empresas de base tecnológica, empresas financeiras, empresas turísticas, empresas públicas, empresas de economia social constituem os principais objetos, alvo de caraterização e análise, da segunda parte. No seu conjunto, trata-se de uma opção setorial diversificada, não exaustiva, que revela uma preocupação por realidades não genéricas, o que torna os conteúdos mais apelativos. Em cada caso é proporcionado ao leitor conhecimento sobre as características dos vários negócios em análise.

O primeiro volume, termina com uma análise funcional das organizações, nomeadamente produção, marketing, finanças e recursos humanos. Integra ainda a terceira parte um capítulo dedicado às estratégias de internacionalização e um outro sobre as competências que deverão estar presentes num empreendedor.

O segundo volume, de 299 páginas, com o subtítulo Viabilidad estratégica en la práctica, é mais diverso do que primeiro, sendo marcado pela apresentação de exercícios para aplicação e consolidação de conhecimentos adquiridos ao longo da obra.

O primeiro capítulo, ainda com uma abordagem conceptual e instrumental, trata da problemática dos estudos de mercado, essenciais para um correto diagnóstico e identificação de oportunidades. Segue-se um capítulo de ilustração onde os autores apresentam as várias etapas para a criação de uma empresa, desde a previsão de vendas até à análise da rendibilidade económico e financeira. A anteceder os exercícios, surge um capítulo sobre empresas em crise, o qual é enquadrado pela legislação espanhola sobre a recuperação de empresas.

Retratando uma realidade específica, que não a portuguesa, deve ser encarado com uma excelente fonte de informação para um exercício de benchmarking.

Por fim, são propostos ao leitor/estudante quatro exercícos de aplicação, dando à obra um carácter de manual prático. O primeiro exercício é constituído por 87 questões de ensaio para consolidação de conhecimentos sobre o processo de planeamento de um nova empresa. No segundo exercício o leitor/estudante é desafiado a lançar uma ideia de negócio e a seguir as diferentes etapas do processo, desde a previsão de vendas até à demonstração de resultados previsional. Segue-se uma proposta de execução de análise interna de uma empresa, tendo em vista a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos.

Por último, é lançado o desafio para elaboração de um plano estratégico para uma entidade pública ou para uma organização sem fins lucrativos ou para o evento.

O livro é acompanhado de um CD-ROM com textos complementares, questões de autoavaliação sobre os dezasseis capítulos do primeiro volume e os três capítulos iniciais do segundo volume e ficheiros excel para apoio à análise da situação e ao estudo da viabilidade económica e financeira.

Pelo exposto, considera-se que se trata de uma obra suscetível de ser adotada como manual escolar, sendo também útil para todos os que possam estar interessados em desenvolver ideias de negócio.

Campus da Penha 8005-139 Faro - Portugal

tms-journal@ualg.pt


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