1617LCAOTP408a 1617LCAOTP408a
Text genre Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender M
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto.
(Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Task setting Clausura
Course
University Universidade de Coimbra
Area Ciências Sociais e Humanas
Course Turismo, Território e Patrimónios
Subject Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
Country Portugal
View options
Tags : POS tag Lemma
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
A comunicação pode ser entendida à luz de dois modelos , o modelo linear de comunicação , percebido por muitos como simplista demais para a multiplicidade de fatores que a comunicação abrange , [...] vê dois intervenientes principais na comunicação , o emissor , com o papel ativo de [...] comunicar , e o receptor , com o papel passivo de ouvir e perceber a mensagem , dando feedback ao emissor , podendo também existir fontes de barulho . O modelo linear está intimamente relacionado com a voz da redundância e da pertinência , afirmando que quanto mais se repete uma mesma informação mais redundante , e portanto , menos pertinente esta se torna . Por outro lado , o modelo semiótico da comunicação vê a mensagem como um “ co-produto ” ao invés de um “ produto ” , onde [...] o receptor da informação deve ter um papel ativo no sentido de negociar os valores da informação que vai está a ser transmitida para que se atinja o objectivo último de compreensão mútua . Este modelo vem à luz da compreensão dos fatores externos à comunicação que nela têm grande influência , como o grau de conhecimento dos indivíduos sobre o assunto discutido , [...] o estado emocional dos intervenientes ou a sua filiação , ou não , com o decorrer da conversa . Também o contexto sustentador da conversa tem grande influência na sua significação , sendo que desejar os “ parabéns ” a alguém durante o seu aniversário tem um caráter festivo , fazê-lo durante o funeral de um ente querido terá motivações de desrespeito por trás . Da mesma forma que o modelo linear se relaciona com a lei da redundância e da pertinência , também o modelo semiótico de comunicação se enquadra com a teoria da relevância , pois sendo que analisamos cada informação através das nossas próprias expectativas e realidades , a repetição de informação será sempre relevante pois será apenas a confirmação das nossas expectativas e intuição .
Para além da complexidade inerente à comunicação per se , também a teoria das faces proposta por Brown e Levinson entre 1987 e 1994 à luz da “ apresentação do eu na vida de todos os dias ” por Goffman , em 1959 , sugere a interpretação de papéis sociais por parte das necessidades do indivíduo . [...] Toda a gente tem um contraste interior entre a necessidade de aceitação social e de pertença ao grupo e a necessidade de independência e de afirmação ao “ eu próprio ” sendo que poderemos preferir mostrar a “ face ” , a co-interpretação do indivíduo social por ele próprio e pelo outro ; ou pela “ fachada ” sendo aquilo que o indivíduo pretende que os outros vejam dele consoante o papel social que desempenha , afinal , a atitude de um profissional no desenvolver do seu trabalho e em contexto familiar nunca poderá ser a mesma , sob pena de não corresponder a determinadas expectativas sob ele criadas .
Download text