Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAOTP408a

1617LCAOTP408a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoTurismo, Território e Patrimónios
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação pode ser entendida à luz de dois modelos, o modelo linear de comunicação, percebido por muitos como simplista demais para a multiplicidade de fatores que a comunicação abrange, [...] dois intervenientes principais na comunicação, o emissor, com o papel ativo de [...] comunicar, e o receptor, com o papel passivo de ouvir e perceber a mensagem, dando feedback ao emissor, podendo também existir fontes de barulho. O modelo linear está intimamente relacionado com a voz da redundância e da pertinência, afirmando que quanto mais se repete uma mesma informação mais redundante, e portanto, menos pertinente esta se torna. Por outro lado, o modelo semiótico da comunicação a mensagem como um co-produto ao invés de um produto, onde [...] o receptor da informação deve ter um papel ativo no sentido de negociar os valores da informação que vai está a ser transmitida para que se atinja o objectivo último de compreensão mútua. Este modelo vem à luz da compreensão dos fatores externos à comunicação que nela têm grande influência, como o grau de conhecimento dos indivíduos sobre o assunto discutido, [...] o estado emocional dos intervenientes ou a sua filiação, ou não, com o decorrer da conversa. Também o contexto sustentador da conversa tem grande influência na sua significação, sendo que desejar os parabéns a alguém durante o seu aniversário tem um caráter festivo, fazê-lo durante o funeral de um ente querido terá motivações de desrespeito por trás. Da mesma forma que o modelo linear se relaciona com a lei da redundância e da pertinência, também o modelo semiótico de comunicação se enquadra com a teoria da relevância, pois sendo que analisamos cada informação através das nossas próprias expectativas e realidades, a repetição de informação será sempre relevante pois será apenas a confirmação das nossas expectativas e intuição.

Para além da complexidade inerente à comunicação per se, também a teoria das faces proposta por Brown e Levinson entre 1987 e 1994 à luz da apresentação do eu na vida de todos os dias por Goffman, em 1959, sugere a interpretação de papéis sociais por parte das necessidades do indivíduo. [...] Toda a gente tem um contraste interior entre a necessidade de aceitação social e de pertença ao grupo e a necessidade de independência e de afirmação ao eu próprio sendo que poderemos preferir mostrar a face, a co-interpretação do indivíduo social por ele próprio e pelo outro; ou pela fachada sendo aquilo que o indivíduo pretende que os outros vejam dele consoante o papel social que desempenha, afinal, a atitude de um profissional no desenvolver do seu trabalho e em contexto familiar nunca poderá ser a mesma, sob pena de não corresponder a determinadas expectativas sob ele criadas.


Download text