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1617LCARJC415b

1617LCARJC415b

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu sobre linguagem e cognição, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas […]. É antes uma peça muito específica da constituição biológica do nosso cérebro. É uma competência complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem instrução formal. Surge sem que essa criança tenha consciência da sua lógica, é qualitativamente idêntica em todas os seres humanos e é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes. (Pinkers, S. (1995:18). The Language Instinct: How Mind Creates Language. New York: harperPerennial.)
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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O ser humano é um ser social, [...] vive em comunidade e para garantir a harmonia destas relações necessita de comunicar. [...] A principal componente da comunicação é a linguagem verbal, deste modo, [...] o ser humano está programado para comunicar pelas palavras (Santos 2011).

Com efeito, [...] de acordo com o excerto, a linguagem não é [...] um artefacto cultural (), [...] por um lado, porque é essencial para a boa convivência em comunidade e, por outro, porque [...] temos uma predisposição [...] natural para a aprendizagem de uma língua, ou seja, somos dotados de uma faculdade da linguagem (Faria 1996). Esta faculdade da linguagem desenvolve-se, em simultâneo, com as outras competências biológicas do ser humano (1) e [...] permite que as crianças desenvolvam uma língua sem uma instrução formal. Desta forma, à medida que a criança tem contacto com o contexto cultural e com outros falantes da língua, [...] vai aprendendo, inconscientemente as [...] estruturas do discurso da língua em questão. [...] Numa primeira fase, recorre a generalizações, posteriormente adquire conhecimento para utilizar os casos irregulares, [...] por exemplo. Segue, assim, uma evolução por diversas etapas até ser capaz de efetuar, sem falhas, a articulação de frases (Yule 2010). Esta aprendizagem tem como base uma gramática universal, inerente a todos os indivíduos, sendo, assim, possível [...] observar padrões [...] relativamente constantes de aprendizagem de uma língua nas crianças (Faria 1996).

Por outro lado, é distinta () do processamento de informação, [...] dado que este processamento [...] ocorre muito antes *. Uma criança antes de [...] iniciar as primeiras tentativas de comunicar verbalmente, compreende e processa a informação que lhe é transmitida. Como é o caso dos bebés, nos primeiros meses de vida. Não [...] estão aptos para comunicar, como é certo, mas respondem aos estímulos dos pais com choro, ou sorrisos, por exemplo (Yule 2010).

Em suma, a linguagem é uma [...] competência complexa e especializada, [...] característica da natureza humana e, sem a qual, a convivência entre seres humanos seria significativamente mais desafiante.

* da criança ter o domínio da fala

(1) como a compreensão, por exemplo.,


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