O ser humano é um ser social, [...] vive em comunidade e para garantir a harmonia destas relações necessita de comunicar. [...] A principal componente da comunicação é a linguagem verbal, deste modo, [...] o ser humano está “programado” para comunicar pelas palavras (Santos 2011).
Com efeito, [...] de acordo com o excerto, “a linguagem não é [...] um artefacto cultural (…)”, [...] por um lado, porque é essencial para a boa convivência em comunidade e, por outro, porque [...] temos uma predisposição [...] natural para a aprendizagem de uma língua, ou seja, somos dotados de uma faculdade da linguagem (Faria 1996). Esta faculdade da linguagem desenvolve-se, em simultâneo, com as outras competências biológicas do ser humano (1) e [...] permite que as crianças desenvolvam uma língua sem uma “instrução formal”. Desta forma, à medida que a criança tem contacto com o contexto cultural e com outros falantes da língua, [...] vai aprendendo, inconscientemente as [...] estruturas do discurso da língua em questão. [...] Numa primeira fase, recorre a generalizações, posteriormente adquire conhecimento para utilizar os casos irregulares, [...] por exemplo. Segue, assim, uma evolução por diversas etapas até ser capaz de efetuar, sem falhas, a articulação de frases (Yule 2010). Esta aprendizagem tem como base uma gramática universal, inerente a todos os indivíduos, sendo, assim, possível [...] observar padrões [...] relativamente constantes de aprendizagem de uma língua nas crianças (Faria 1996).
Por outro lado, “é distinta (…) do processamento de informação”, [...] dado que este processamento [...] ocorre muito antes *. Uma criança antes de [...] iniciar as primeiras tentativas de comunicar verbalmente, já compreende e processa a informação que lhe é transmitida. Como é o caso dos bebés, nos primeiros meses de vida. Não [...] estão aptos para comunicar, como é certo, mas respondem aos estímulos dos pais com choro, ou sorrisos, por exemplo (Yule 2010).
Em suma, a linguagem é uma [...] “competência complexa e especializada”, [...] característica da natureza humana e, sem a qual, a convivência entre seres humanos seria significativamente mais desafiante.
* da criança ter o domínio da fala
(1) como a compreensão, por exemplo.,