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Text genre Resposta de desenvolvimento  
Student  
PLM/PLNM PLM  
Gender F  
Task  
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
  
Task ID 1617LCRD07  
Task setting Clausura  
Course  
University Universidade de Coimbra  
Area Ciências Sociais e Humanas  
Course Línguas Modernas  
Subject Linguagem e Comunicação  
School year 2016-2017  
Collection  
Country Portugal  
 
			
View options 
			Tags : POS tag  Lemma   
			
			
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    O  excerto  apresentado  relembra-nos  de  um  facto  incontestável ,  acreditemos  ou  não  que  a  comunicação  deve  ser  “ desmontada ” ,  explorada  ou  analisada :  [...]  o  seu  caráter  complexo ,  multifacetado  e  natural  ( inato  e  natural  ao  ser  humano )  torna-a  uma  grande  fonte  de  discussão  entre  círculos  de  filosofia  e  académicos  [...]  ( Santos  2011 ) .  Afinal ,  para  percebermos  melhor  esta  presença  ineliminável  do  dia-a-dia ,  temos  de  ver  com  cuidado  todos  os  contextos  em  que  se  verifica .  Surgem ,  então ,  perspetivas  divididas  relativamente  ao  que  a  comunicação  constitui :  a  explorada  pelo  modelo  processual  de  Shannon  e  Weaver ,  e  o  modelo  semiótico ,  os  dois  principalmente  [...]  reconhecidos . 
    O  excerto  faz  referência  a  [...]  duas  perspetivas ,  exatamente ,  começando  pelo  modelo  processual ,  mencionado  como  “ o  envio  [...]  intencional  de  uma  mensagem  e  um  recetor ”  ( Hakansson  e  Westander  2013 ) .  Este  modelo  encara  a  comunicação  como  [...]  a  [...]  transmissão  de  uma  mensagem ,  entendida  como  una  e  monolítica  ( Santos  2011 ) .  [...]  Deposito  particular  importância  [...]  na  própria  mensagem  e  sobre  o  emissor ,  acreditando-se  que  este  [...]  é  o  principal  responsável  pela  compreensão  perfeita  pela  parte  do  recetor  [...] .  Este ,  por  sua  vez ,  é  interpretado  como  um  elemento  passivo  na  receção  da  mensagem ,  tendo  apenas  esse  papel .  Podem  [...]  encontrar-se  interferências  na  transmissão  da  mensagem ,  chamadas  de  ruído ,  tais  como  a  má  conexão  durante  uma  chamada  telefónica  ou  o  barulho  avassalador  de  uma  multidão  que  rodeia ,  e  nestas  são  [...]  postas  as  culpas  de  qualquer  falha  de  compreensão  e  entrega  da  mensagem ,  para  além  da  falta  de  clareza  do  emissor .  Este  modelo  não  se  mostra  propício  para  a  comunicação  atual :  o  seu  caráter  linear ,  matemático  e  sólido  limita  [...]  a  complexidade  das  comunicações  humanas  às  de  computadores ,  tendo  como  fraquezas  a  imprevisibilidade  pessoal  dos  recetores .  [...] 
 
    O  modelo  semiótico ,  por  outro  lado ,  encara  a  comunicação  como  a  criação  de  uma  mensagem  pela  parte  de  dois  emissores  e ,  simultaneamente ,  recetores ,  que ,  imbuindo  mensagens  com  a  sua  experiência  pessoal  e  conhecimento ,  criam  algo  cada  vez  mais  rico  e  próximo  da  intenção  original  da  mensagem  primordial .  A  mensagem  torna-se ,  então ,  numa  “ produção ”  conjunta ,  em  vez  de  um  produto  terminado  e  imutável  do  emissor .  Apesar  de  não  se  compreender  a  mensagem  original ,  gera-se  sempre  uma  interpretação  surgida  de  contextos  culturais  e  vivências  que ,  completamente  diferente  ou  não ,  gera  uma  nova  perspetiva .  Isto  acentua  a  complexa  natureza  da  comunicação  que  depende  dos  mais  variados  fatores .  
      
		
		
		
		
		
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