1617LCYPLM407a 1617LCYPLM407a
Género de texto Resposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNM PLM
Gender F
Task
Task description A partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto:
Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Contexto Clausura
Curso
University Universidade de Coimbra
Área Ciências Sociais e Humanas
Curso Línguas Modernas
Disciplina Linguagem e Comunicação
School year 2016-2017
Collection
País Portugal
Opções de representação
Etiquetas : Classe morfossintática Lema
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
O excerto apresentado relembra-nos de um facto incontestável , acreditemos ou não que a comunicação deve ser “ desmontada ” , explorada ou analisada : [...] o seu caráter complexo , multifacetado e natural ( inato e natural ao ser humano ) torna-a uma grande fonte de discussão entre círculos de filosofia e académicos [...] ( Santos 2011 ) . Afinal , para percebermos melhor esta presença ineliminável do dia-a-dia , temos de ver com cuidado todos os contextos em que se verifica . Surgem , então , perspetivas divididas relativamente ao que a comunicação constitui : a explorada pelo modelo processual de Shannon e Weaver , e o modelo semiótico , os dois principalmente [...] reconhecidos .
O excerto faz referência a [...] duas perspetivas , exatamente , começando pelo modelo processual , mencionado como “ o envio [...] intencional de uma mensagem e um recetor ” ( Hakansson e Westander 2013 ) . Este modelo encara a comunicação como [...] a [...] transmissão de uma mensagem , entendida como una e monolítica ( Santos 2011 ) . [...] Deposito particular importância [...] na própria mensagem e sobre o emissor , acreditando-se que este [...] é o principal responsável pela compreensão perfeita pela parte do recetor [...] . Este , por sua vez , é interpretado como um elemento passivo na receção da mensagem , tendo apenas esse papel . Podem [...] encontrar-se interferências na transmissão da mensagem , chamadas de ruído , tais como a má conexão durante uma chamada telefónica ou o barulho avassalador de uma multidão que rodeia , e nestas são [...] postas as culpas de qualquer falha de compreensão e entrega da mensagem , para além da falta de clareza do emissor . Este modelo não se mostra propício para a comunicação atual : o seu caráter linear , matemático e sólido limita [...] a complexidade das comunicações humanas às de computadores , tendo como fraquezas a imprevisibilidade pessoal dos recetores . [...]
O modelo semiótico , por outro lado , encara a comunicação como a criação de uma mensagem pela parte de dois emissores e , simultaneamente , recetores , que , imbuindo mensagens com a sua experiência pessoal e conhecimento , criam algo cada vez mais rico e próximo da intenção original da mensagem primordial . A mensagem torna-se , então , numa “ produção ” conjunta , em vez de um produto terminado e imutável do emissor . Apesar de não se compreender a mensagem original , gera-se sempre uma interpretação surgida de contextos culturais e vivências que , completamente diferente ou não , gera uma nova perspetiva . Isto acentua a complexa natureza da comunicação que depende dos mais variados fatores .
Download text