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17PTGIVAMEP70

17PTGIVAMEP70

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseEnsino de Português
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

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O presente trabalho fala sobre o ensino dos aspectos gramaticais inerentes à língua portuguesa. Surge no âmbito de se procurar verificar a percepção dos alunos em relação às aulas de Português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português, no geral e sobre as suas aulas, em particular. É um tema relevante dada a sua contribuição na melhoria do ensino da língua e na sua apreensão no contexto escolar. Tem como objectivo saber em que medida as reflexões propostas sobre ensino de língua, por linguistas, chegam à sala de aula e, em particular, se são percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas. A metodologia usada baseiou-se na aplicação de um questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito. Participaram da pesquisa 4 turmas de língua portuguesa, de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes. Os dados mostram que não coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que fazem na sala de aula, atestado pela forma como os alunos percebem o ensino e pelas observações que fizemos das aulas dos professores. A aula de Português não é sinônimo de aula de gramática assim como não é ainda espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre esta. É necessário que se faça uma maior aproximação da linguística à prática efectiva da sala de aula. O ensino tem que se adaptar às actuais exigências deste processo, sendo fundamental o intercâmbio entre a academia e a escola.


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