17PTGIVAMEP7017PTGIVAMEP70
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Ensino de Português |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
O presente trabalho fala sobre o ensino dos aspectos gramaticais inerentes à língua portuguesa. Surge no âmbito de se procurar verificar a percepção dos alunos em relação às aulas de Português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português, no geral e sobre as suas aulas, em particular. É um tema relevante dada a sua contribuição na melhoria do ensino da língua e na sua apreensão no contexto escolar. Tem como objectivo saber em que medida as reflexões propostas sobre ensino de língua, por linguistas, chegam à sala de aula e, em particular, se são percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são propostas. A metodologia usada baseiou-se na aplicação de um questionário contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito. Participaram da pesquisa 4 turmas de língua portuguesa, de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ͣ e 8ͣ classes. Os dados mostram que não há coerência entre o que os professores dizem ser importante e o que fazem na sala de aula, atestado pela forma como os alunos percebem o ensino e pelas observações que fizemos das aulas dos professores. A aula de Português já não é sinônimo de aula de gramática assim como não é ainda espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre esta. É necessário que se faça uma maior aproximação da linguística à prática efectiva da sala de aula. O ensino tem que se adaptar às actuais exigências deste processo, sendo fundamental o intercâmbio entre a academia e a escola.
Download text
|