17PTGIVDML11217PTGIVDML112
Text genre | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | F |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
|
Task ID | 17ABSMZ01 |
Task setting | Clausura |
Course |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Area | Ciências Sociais e Humanas |
Course | Linguística |
Subject | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
Country | Moçambique |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Resumo: O estudo da gramática apresenta-se como um modo de se reflectir sobre a estrutura e o funcionamento da lingua ( Faraco, 2006), cujo objectivo é verificar qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de Português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e sobre suas aulas em particular. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Participam da pesquisa quatro turmas de lingua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da 7ª e 8ª classes e os respectivos professores. Desta pesquisa obteve-se os seguintes resultados: 11 dentre os 17 alunos da professora Helena, resultados significativos sobre conteúdos voltados à explicitação gramatical e à noção de Português “correcto” e com aptidões ou domínio da pronúncia; os alunos do professor Marcos, apresentam bom domínio na classificação das vogais e acentuação gráfica; e os alunos da professora Carla com bom domínio na interpretação de textos e dificuldades na classificação de frases. Enfim, os dados de que dispomos mostram que não há coerência entre oque os professores dizem ser importante e oque efectivamente fazem na sala de aula. Os professores afirmam que a gramática deve ser ensinada apartir de textos, que a leitura deve ser componente essencial de suas aulas.
Palavras-chave: Lingua, Leitura, Escrita e Norma Linguística.
Download text
|