Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVDML112

17PTGIVDML112

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLinguística
DisciplinaPortuguês IV
School year2017
Collection
PaísMoçambique

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Resumo: O estudo da gramática apresenta-se como um modo de se reflectir sobre a estrutura e o funcionamento da lingua ( Faraco, 2006), cujo objectivo é verificar qual é a percepção dos alunos em relação às aulas de Português, bem como ver o que os seus professores pensam sobre o ensino de Português em geral e sobre suas aulas em particular. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito pelos participantes. Participam da pesquisa quatro turmas de lingua portuguesa de diferentes escolas públicas de Porto Alegre, totalizando 73 alunos da e classes e os respectivos professores. Desta pesquisa obteve-se os seguintes resultados: 11 dentre os 17 alunos da professora Helena, resultados significativos sobre conteúdos voltados à explicitação gramatical e à noção de Português correcto e com aptidões ou domínio da pronúncia; os alunos do professor Marcos, apresentam bom domínio na classificação das vogais e acentuação gráfica; e os alunos da professora Carla com bom domínio na interpretação de textos e dificuldades na classificação de frases. Enfim, os dados de que dispomos mostram que não coerência entre oque os professores dizem ser importante e oque efectivamente fazem na sala de aula. Os professores afirmam que a gramática deve ser ensinada apartir de textos, que a leitura deve ser componente essencial de suas aulas.

Palavras-chave: Lingua, Leitura, Escrita e Norma Linguística.


Download text