Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

baoule.c1.05.50.2l

baoule.c1.05.50.2l

Text codeBAOULÉ.CA.C1.05
Stimulus50.2L
Nr. of informants1
FaseFase 1
Avg word count358
QECRLC1
Student
Birthdate1985.04.26
Year starting to learn PT2005
Speaks PT outside school?Com amigos e colegas.
GenderM
School languageFrancês
Native languageBaoulé
Country of birthCosta do Marfim
NationalityMarfinense
Countries previously lived in"Senegal/ 1 mês; Portugal/ N. R. "
PT Proficieny
Written productionB1
Written perceptionB2
Oral productionB1
Oral interactionB1
Oral perceptionB1
Other Foreign Language(s)
Other FL?Francês/ Inglês/ Espanhol
Other FL knownFrancês
Written productionB1
Written perceptionB2
Oral productionB1
Oral interactionB1
Oral perceptionB1

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Situada na parte mais ocidental da África, a Costa do Marfim fica com 322 462 km2 e parece com um quadrado no que diz respeito à sua forma.

Considerado o país-farol da sub-região, com as suas diversas potencialidades económicas, a sua geografia apresenta uma variedade muito interessante tanto humana como física. Com quase 20 milhões de habitantes, a sua população representa um bom mercado local. A geografia física ainda mais diversificada oferece muitas oportunidades de produção agrícola. O doce clima faz com que o país seja o primeiro produtor de cacau do mundo, pois a pluviometria é estável e as quatro estações são bem vincadas.

A geografia apresenta vantagens mas a cultura é ainda mais diversificada.

A Costa do Marfim com suas 60 línguas locais e é o país que recebe o número maior de estrangeiros (26% oficialmente) representa um verdadeiro n’zassa” (tecido feito de vários pedaços de pequenos tecidos) cultural, isto é, um “melting-pt país: Baoulé.

Os Baoulés são um povo que falam a língua do mesmo nome e são talvez os mais hospitaleiros pois para eles, o estrangeiro é um enviado de Deus, assim se deve curàrlo curà-lo. Esse povo tem muitas festas mas a mais interessante parece ser a dos nhamas. A festa dos nhamas que ocorre cada ano no mês de Setembro é o momento do ano o mais esperado era a maior festa antes da chegada dos europeus pois os uns e os outros vão vestir seus mais bonitos fatos com as pérolas feitas de ouro. É o momento também para agradecer os deuses da Natureza que os ajudam é um povo animista e pedem a sua miséricordia para que o futuro ano seja também bom. Nessa altura, os jovens estão a festejar e beber o vinho local, um saboroso vinho da palma. As mulheres fazem a cozinha e toda a família come numa alegria que eles querem que sejam eterna.


Download text