Todos os países têm suas particularidades. No caso de Chile acho que  a sua geografia é muito curiosa. No comprimento tem mais de 4.000 km, mas a largura é só de 400 km. Por esta razão, no extremo norte do país existe o deserto mais seco do mundo, e no extremo sul o clima é quasi polar. Assim, ao mesmo tempo, no mesmo território, há dois climas (com suas características biogeográficas) completamente diferentes.
Entre estos extremos há tuda a variedade de climas que existem, a condição condição que muda não só a geografia e a biodiversidade, como também a gente e as suas os seus costumes. A  relativa “pequena” mesmo dia.
 Para mim, um dos monumentos (naturais) que tem im muita importânza no país é a cordilheira dos Andes, com volcãos com mais de 6.000 m de altura e neves eternas. O
O mar, também, tem muita importânza porque a maioria da população mora na costa. Há muita pesca, tanto industrial como artesanal. As características oceonográficas da costa chilena, com  ventos de surgências e pouca contaminação, permitem uma alta biodiversidade marina.
Em relação aos hábitos da população, eu não vejo muita diferença com Portugal. O comportamento da gente é semelhante,  se calhar mais alegre.  Gosta-se muito de festas e boa comida, sobretudo em grandes quantidades. 
Uma data importante que se festeja é o dia da Independência.  Os dias 18 e 19 de Setembro Septembro são feriados, mas a festa dura a semana completa.  Bebe-se bom vinho e  faze-se muitos churrascos e  doces.